Como tirar o Passaporte de Emergência?
Passaporte Emergencial – Esse documento é muito procurado, mas em poucos casos é aceito para emissão. O Passaporte de Emergência é um documento exclusivo para alguns casos em que o viajante necessita ter o documento para uma viagem de emergência. O processo do pedido desse documento é feito por meio da Polícia Federal (PF), da mesma forma e procedimentos que o Passaporte Comum.
No entanto, para solicitar esse documento o requerente deverá cumprir alguns requisitos, como, por exemplo, comprovar tal urgência. Essa situação será analisada por um agente da PF, se aceito o documento poderá ser emitido em até 24 horas. Normalmente, os casos aceitos pela PF são: tratamento médico, morte de algum parente no país destino, ajuda humanitária, conflitos armados ou trabalho.
Além disso, é importante comprovar com uma data que sua viagem é realmente de urgência e precisa desse Passaporte de forma imediata.
Quem pode tirar o Passaporte?
Para tirar o Passaporte Brasileiro é preciso se enquadrar em algumas etapas. São:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar quite com a justiça eleitoral e com o serviço militar;
- Não ter procuração judicial que impeça de sair do Brasil;
Tirar o Passaporte Emergencial
Portanto, o primeiro passo desse processo é realizar o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no sistema da PF. Esse formulário deve ser preenchido com total atenção, pois erros ou falta de informação podem gerar a negativa do pedido. Nesse momento é preciso ter todos os documentos necessários em mãos, principalmente, documentos que comprovem tal emergência.
Qual o valor do Passaporte Emergencial?
Após o preenchimento completo do formulário será preciso gerar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União). O pagamento dessa determinada taxa pode ser feito por boleto bancário ou pelo PagTesouro. A taxa para o Passaporte Comum está no valor de R$257,25, mas o processo de emergência irá gerar uma taxa extra de R$77,17, totalizando no valor de R$334,42.
Primeiramente o requerente irá pagar a taxa comum de solicitação, no dia do atendimento, em caso de aprovação do processo emergencial, deverá realizar o pagamento extra de R$77,17.
Agendamento para o Passaporte
Assim que constar o pagamento no sistema da PF será possível realizar o agendamento para comparecimento presencial. O requerente deverá escolher o posto de atendimento mais próximo, pois em um outro momento terá que retirar o Passaporte confeccionado nesse mesmo local. O prazo para encontrar um agendamento é de acordo com a disponibilidade do posto de atendimento que foi escolhido.
Atendimento para Passaporte Emergencial
O solicitante deverá comparecer pessoalmente com todos os seus documentos em mãos. Nesse momento é preciso ter todos os documentos comprobatórios sobre a emergência. O atendente fará a conferência de todos os documentos, irá coletar os dados biométricos e foto. Depois disso, é preciso aguardar o tempo de confecção do Passaporte.
Quanto tempo demora para tirar o Passaporte de Emergência?
Após realizar todo o processo é preciso aguardar a confecção do Passaporte. O Passaporte Emergencial, normalmente, fica pronto em até 24 horas, contados a partir da confirmação dos dados do atendente.
Quem pode retirar meu passaporte no posto da Polícia Federal?
O Passaporte só pode ser retirado pelo titular, o mesmo deverá apresentar o Documento de Identidade Válido.
Qual a validade do Passaporte de Emergência?
A validade desse documento também é bem diferente. O Passaporte Comum tem validade de 10 anos, mas esse documento emergencial sai com validade de apenas um ano e não pode ser prorrogado. Esse documento é realmente bem específico. Entretanto, este determinado passaporte não é aceito em alguns países, você precisa consultar a companhia aérea.
Como funciona o Passaporte de Emergência?
Já relatamos acima como funciona o processo de solicitação do Passaporte de Emergência, mas é importante saber que nem todos os países aceitam esse documento. Sendo assim, antes de realizar sua solicitação é preciso verificar qual o país que aceita o Passaporte Emergencial e quanto tempo pode ficar no país com esse determinado documento.
Como renovar o Passaporte Emergencial?
Como falamos acima, esse documento tem validade de apenas um ano e não é prorrogável, portanto, não existe Renovação desse documento. Caso necessite desse mesmo documento novamente, deverá realizar todo o processo de solicitação, como um novo Passaporte.
Dica importante:
Caso necessite do Passaporte de Urgência, uma Consultoria Especializada pode te auxiliar. O Passaporte Urgente é solicitado de forma diferente, além de que, possui duração de 10 anos de validade.
Por Visto Online Express
Para mais informações não hesite, contate-nos! Há mais de 06 anos no mercado, somos especializados em Vistos para todo o mundo e Passaportes!
Ligue agora: