Como consultar ou alterar agendamento do Passaporte?
Consultar ou alterar agendamento do Passaporte – O processo de emissão do Passaporte Brasileiro é bem tranquilo, mas sempre surge alguma dúvida em seus solicitantes. Para realizar consultas de como está o seu processo ou tentar realizar um reagendamento é preciso ter a data de nascimento do solicitante e o número do protocolo. Esse número é encaminhado por e-mail quando o requerente do Passaporte realiza o cadastro no sistema da Polícia Federal (PF).
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento opcional, caso o número do protocolo não seja informado, será necessário identificar o CPF do solicitante. Em caso de menores de idade que não possuem esse documento, pode ser informado o CPF do responsável legal. Lembrando que só é possível direcionar o CPF do responsável se o mesmo não estiver solicitando o Passaporte também. Portanto, o mais recomendado é que tenha o número do protocolo.
Perdi o número de protocolo, e agora?
É possível realizar a recuperação do número do seu protocolo. Basta acessar no sistema da PF “Recuperar número de protocolo”, digitar seu CPF e data de nascimento. Se notar que mais de um protocolo foi criado, é necessário que use o que consta a taxa GRU paga.
Como reagendar o atendimento na Polícia Federal?
Para realizar o reagendamento do seu atendimento na Polícia Federal é necessário que o solicitante escolha a opção consultar agendamento, dessa forma você pode monitorar e verificar se tem algum dia ou horário próximo para você. É importante alertar que o solicitante só pode reagendar por apenas duas vezes, depois disso será bloqueado por 30 dias até conseguir reagendar novamente. Portanto, o recomendado é que monitore sem agendar, somente realize o agendamento quando estiver com uma data dentro do que precisa.
Além disso, existe uma opção de cancelar agendamento, mas nesse caso você acaba perdendo a data que está agendado para tentar outra.
Até quando posso reagendar?
É essa questão é importante de ser respondida. Se você não conseguir comparecer nesse determinado agendamento, é necessário reagendar com no mínimo um dia de antecedência da data. Portanto, não é possível reagendar no mesmo dia em que será o seu atendimento.
Quando posso fazer o agendamento?
Só é possível realizar o agendamento para atendimento na PF quando for realizada a compensação de pagamento da GRU. Portanto, antes de realizar o seu agendamento é necessário realizar o pagamento da taxa GRU e aguardar sua compensação. A compensação da taxa leva em torno de três dias úteis.
Como pagar a taxa GRU do Passaporte?
Após realizar o preenchimento do formulário eletrônico no sistema da PF, será necessário escolher como será a forma de pagamento da taxa GRU. O solicitante pode pagar por boleto bancário, cartão de crédito ou pix. O valor da taxa GRU para Passaporte é de R$257,25. O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, aplicativo ou agência lotérica.
Por Visto Online Express