Agendamento do Passaporte tem longas filas em São Paulo
Agendamento Passaporte 2022 – Nessa semana foi divulgado em alguns portais de comunicação, como também na Polícia Federal (PF), que os agendamentos para emissão do novo Passaporte, como também para renovação do documento estão somente para o final de 2022 e alguns solicitantes relataram não encontraram nenhuma vaga.
Essa questão das longas filas para realizar o agendamento para atendimento presencial na PF se dá pelas aberturas das fronteiras de países que estavam fechados desde o início da pandemia. Sendo assim, esse fator gerou um aumento inesperado da demanda de emissão do Passaporte, principalmente na capital paulista.
O que a Polícia Federal diz sobre o caso:
Em nota a PF diz que houve realmente esse aumento inesperado de procura por Passaporte, mas que estuda abrir um novo posto de atendimento na cidade de São Paulo. “Estamos trabalhando para otimizar ainda mais a infraestrutura de atendimento”, PF diz em nota. No entanto, não foi confirmada nenhuma data de inauguração desse novo posto.
Além disso, a PF diz que são liberadas vagas diariamente, mas que se esgotam rapidamente. Por isso, é necessário que o solicitante fique monitorando o sistema de calendário da PF todos os dias, para tentar um agendamento mais rápido.
Depois do agendamento na PF, o que devo fazer?
Após conseguir realizar o agendamento na PF o solicitante deve comparecer pessoalmente no posto de atendimento, no dia e horário selecionado. Neste atendimento serão coletadas as impressões digitais e foto do requerente. Depois disso, é necessário aguardar o prazo de confecção do Passaporte que é informado pelo posto de atendimento. Normalmente esse prazo de confecção é de 7 a 10 dias úteis.
Agendamento Passaporte 2022 – Como estão os consulados?
Este mesmo problema ocorre em diversos consulados que emitem vistos. Um dos exemplos são os Consulados dos Estados Unidos, onde as vagas para agendamento do Visto Americano estão somente para o final do ano. Como também o Consulado da Itália que, segundo o G1, a fila para emissão da cidadania italiana tem mais de 150 mil pessoas.
Por Visto Online Express