Como solicitar Passaporte pela internet?
Não é possível realizar todo o processo de solicitação do Passaporte pela internet. No entanto, grande parte desse pedido é feito online. Todos os requerentes que estão tentando a emissão do Passaporte deverão comparecer em um posto de atendimento da Polícia Federal (PF) duas vezes. Portanto, iremos direcionar como realizar o pedido de solicitação do Passaporte abaixo.
Solicitação do Passaporte pela Internet
O primeiro passo é acessar o site oficial da Polícia Federal e preencher um formulário eletrônico com todos os dados pessoais. Nesse momento o requerente deve prestar muita atenção, pois qualquer erro pode gerar a negativa do pedido. O formulário é realizado em etapas. Ao final do preenchimento é gerado um arquivo com o protocolo e o boleto da taxa GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento. Esse arquivo é encaminhado no e-mail cadastrado do requerente.
Dica importante:
Guarde bem o número deste protocolo, pois será usado em outros momentos do processo.
Qual o valor da taxa para tirar o Passaporte?
Após todo o preenchimento do formulário será gerado a taxa GRU, como dito acima. O pagamento dessa determinada taxa pode ser realizado por boleto bancário, pix e cartão de crédito (no entanto, as últimas duas opções são realizadas pelo aplicativo PagTesouro). Para realizar o processo de solicitação do Passaporte o requerente deverá pagar a taxa de R$257,25. A taxa pode ter aumento em caso de urgência do pedido ou quando o requerente não apresenta o Passaporte anterior (que ainda está válido).
É preciso ter atenção no momento do pagamento dessa taxa para não duplicar o pagamento e também para não agendar o mesmo. O calendário para agendamento na PF somente será disponível após a compensação da taxa, por essa razão se for agendado pode demorar ainda mais para realizar todo o procedimento.
Além disso, se o boleto bancário vencer é possível realizar a emissão de um novo boleto para pagamento.
Agendamento para atendimento na PF
Após a compensação da taxa no sistema da PF é disponibilizado o calendário de agendamento. Nesse momento o requerente deverá escolher local, dia e horário para seu atendimento em um posto da Polícia Federal. O sistema da PF demora cerca de 3 dias úteis para reconhecer o pagamento. É importante ter em mãos o CPF, número de protocolo (que foi gerado no primeiro passo) e data de nascimento para entrar no sistema e realizar o agendamento.
Além disso, se a data que tem disponível não atender é possível monitorar o sistema para quando surgir uma vaga conseguir reagendar. No entanto, é importante citar que o requerente só poderá reagendar até duas vezes a cada 30 dias.
Dica importante:
Passaporte Urgente
Se precisar do Passaporte com urgência, recomendamos que entre em contato com um Consultor Especializado em Passaportes. O mesmo poderá te auxiliar para que tenha o seu documento em mãos com mais tranquilidade e agilidade.
Como é o atendimento na PF para o Passaporte?
Com o agendamento em mãos é necessário comparecer pessoalmente no posto selecionado. Recomendamos que chegue com 15 minutos de antecedência para o atendimento.
Nesse momento o requerente deverá ter em mãos todos os documentos essenciais, como, por exemplo, CPF, documento de identidade, quitação eleitoral e outros. Nesse atendimento será realizado também a coleta dos dados biométricos e fotos.
Com o atendimento finalizado, é preciso aguardar o tempo de confecção do Passaporte. Normalmente esse processo demora 7 dias úteis, podendo ter atrasos. Assim que o documento ficar pronto para ser retirado o requerente será avisado por e-mail. No entanto, é recomendado que fique atento ao seu sistema para não perder a data da retirada.
Retirada do Passaporte
O solicitante pode consultar o andamento do Passaporte em seu sistema da PF. Assim que o Passaporte estiver pronto para ser retirado o requerente será avisado. Para realizar essa retirada o titular do Passaporte deve comparecer pessoalmente na PF com um documento de identidade válido em mãos. Se o titular do Passaporte for menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal e ambos deverão mostrar o documento de identidade.
É importante pontuar que em alguns postos não precisa agendar para retirar o Passaporte e outros tem essa necessidade, portanto é preciso verificar no posto selecionado.
Caso o passaporte não seja retirado dentro de 90 dias, contados a partir do dia do atendimento, o documento é cancelado e a taxa GRU que foi paga não é reembolsada. Quando o documento é cancelado no sistema do titular constará: “Solicitação cancelada. Dirija-se à unidade da PF para esclarecimentos”.
Por Visto Online Express